domingo, 12 de setembro de 2010

Você sabia?

Já existem fábricas que produzem o papel branco 100% sem cloro como o utilizado na caixinha de leite Longa Vida?

No branqueamento da pasta de celulose são utilizados branqueadores como o cloro. Preocupados com o meio ambiente, os fabricantes de papel estão utilizando cada vez mais outros branqueadores sem cloro, como a água oxigenada e o ozônio.

Quanto melhor a separação dos materiais plásticos, melhor será a qualidade do plástico reciclado?

Para facilitar a separação dos diferentes tipos de materiais plásticos, algumas indústrias brasileiras imprimem o código da resina plástica na embalagem para ajudar na identificação. A codificação é feita a partir de um triângulo com um número dentro. Cada número significa um tipo de resina:

1 PET - polietileno tereftalato, usado nas garrafas de refrigerantes, óleo comestível, água mineral e remédios.

2 PEAD - polietileno de alta densidade, usado nas sacolas de supermercados, frascos de detergente e outros produtos de limpeza, baldes e potes de sorvete.

3 PVC - cloreto de polivinila, usado para filmes que cobrem bandejas de frutas e vegetais, garrafas de vinagre e água mineral.

4 PEBD - polietileno de baixa densidade, usado para embalagens de alimentos como arroz, feijão, açúcar e para sacos de lixo e lonas agrícolas.

5 PP - polipropileno, usado em embalagens de massas e biscoitos, potes para margarinas e copos de água mineral.

6 PS - poliestireno, usado para copos descartáveis, potes para iogurte e ainda na fabricação de material escolar.

7 OUTROS- plásticos especiais usados principalmente para fazer eletrodomésticos como liquidificadores e corpos de computadores.

Um comentário:

  1. Que interessante saber que cada tipo de material tem um número que o classifica. Acredito que essa identificação facilita a reciclagem.

    Karina

    ResponderExcluir